Louis Vuitton, Fendi, Hermès, Dolce&Gabbana e outras marcas exibicionistas de luxo que se cuidem. Se antigamente
'o fino' era ter e exibir, a tendência agora é ser. Com classe, claro, e
exclusividade, de preferência. É o que diz o artigo que a revista
Newsweek publica esta semana, sobre as mudanças na indústria do
luxo.
A última moda entre os
ricaços que não sabem mais o que comprar é encomendar sua própria
biografia. Uma empresa argentina entrevista o biografado, os amigos, faz uma edição caprichada e manda entregar a obra por
100 mil dólares. É só um dos exemplos da personalização do mercado de luxo.
Sabe aquela história de garrafa de champanhe como
cortesia em hotel de luxo? É coisa do passado. Chique mesmo é surpreender um cliente com um caprichado buquê de flores na despedida ou a receita de seu prato preferido impressa sem ser pedida. Mais
chique ainda é fazer parte do restrito clube de sócios de um hotel, bar ou restaurante, onde se pode ser rico sem culpa,
entre iguais.
A mudança vem acontecendo em ritmo
frenético porque o mundo nunca teve tantos milionários quanto hoje em dia. Os mais ricos do planeta concentram
33,3 trilhões de dólares, contra 16,6 trilhões na década passada. É uma concentração de renda impressionante e uma vontade de
gastar incessante: os negócios de luxo têm crescido 8% ao ano.
Marcas
tradicionais - como as grifes do primeiro parágrafo - têm se curvado ao novo consumidor. A Versace, por exemplo, já faz decoração de interiores de
jatos particulares. Marcas menores, com a garantia da exclusividade, têm
sobressaído. E até já surge uma tendência de se fazer
desfiles menores, na casa de grandes clientes, resgatando um hábito da metade do século passado. Nada de celebridades, fotógrafos, superproduções. Só as amigas, um
chá e aquelas roupas que apenas elas vão poder comprar.
Em termos
práticos, a última moda do verão de
Nova York dá um bom exemplo. A bolsa de grife perdeu seus monogramas e agora circula anonimamente pela alta roda. É de
grife, mas não grita seu nome. Só quem vai saber a origem é aquela amiga tão rica e bem informada quanto você. Coisa de
clubinho, entende?