24 janeiro 2008

Despedida

Que azul Klein que nada, a cor do momento é vermelho valentino. Foi abusando da cor na passarela que o estilista encerrou sua carreira na semana de alta-costura de Paris. Valentino já tinha anunciado a aposentadoria no ano passado, quando fez seu último desfile de prêt-à-porter, mas fez questão de um grand finale. Logo se vê que acertou, né?

Moda-quadra

Nem Sharapova, nem Kournikova. A musa do momento das quadras de tênis é a sérvia Ana Ivanovic. Foi eleita a mais sexy das quadras e é séria candidata a mais fashion também depois de ter aparecido de vestido balonê Adidas para enfrentar Venus Williams no aberto da Austrália.
As grandes marcas esportivas, aliás, têm investido pesado na renovação da elegância do tênis. No ano passado, Roger Federer causou com o look preto total no US Open. O visual somado ao toque da Marcha Imperial (de 'Guerra nas Estrelas') a cada entrada sua em quadra logo rendeu o apelido de Darth Federer. Também foi no Aberto dos Estados Unidos que Sharapova, patrocinada pela Nike, apresentou seu modelito vermelho, cheio de cristais Swarovski. Um luxo!

Assim vai ser no frio - parte 2

Tão pouco tempo e tanta coisa acontecendo. A São Paulo Fashion Week ainda está fresquinha na nossa cabeça - e a passagem de Vivienne Westwood por aqui, idem - e Paris já ferve com seus lançamentos de alta-costura. Enquanto eles desfilam o que o high-class vai usar na primavera, ficamos nós com as tendências de inverno.
O xadrez promete ser A estampa da estação. No clássico vermelho, em estilo Burberry e nas mais diversas proporções as linhas. Elas aliás, e seus efeitos óticos, também estão presentes em diversos modelitos com listras em todas as direções.
Já as proporções ficam maiores nos casacos, mais largos, mais compridos e mais volumosos. E aí aparece o matelassê para ajudar a criar volume, para eles e elas, absoluta ou nos detalhes. A influência dos anos 80 reapareceu nos desfiles de São Paulo na insistência dos estilistas em calças de cintura alta e casacos estruturados, mas a tendência mais perigosa me parece ser a das franjas. Aqui embaixo você vê uma pequena amostra (basta um clique para ampliar a foto).

Franjas (Gisele Nasser, Glória Coelho, Tereza Santos, Reinaldo Lourenço, Gisele Nasser)













Casacões (Cavalera, Ellus, Lorenzo Merlino, Amapô, Glória Coelho)












Listras (Osklen, Fause Haten, Erika Ikezili, 2nd Floor, Maria Bonita)












Matelassê (Raia de Goeye, Patrícia Viera, Cavalera, Ellus, Raia de Goeye)












Xadrez (Cavalera, Huis Clos, Samuel Cirnansk, Herchcovitch, Cavalera)